PORTAL DO CIDADÃO

CAMPINAS

Serviços disponíveis online Acesse sua conta para utilizar os serviços

156 ONLINE

Abertura e acompanhamento de chamados online ao serviço 156

AGENDA DE EVENTOS

Agenda de Eventos de Campinas, com programação de eventos de diversos temas de interesse cultural como espetáculos, shows e eventos públicos

AGENDAMENTO DE ATENDIMENTO DO CIDADÃO

Agendamento online de atendimento ao cidadão nos postos da prefeitura. Agende seu atendimento e evite filas de espera! O agendamento está disponível apenas para alguns tipos de serviços.

AGENDAMENTO DE CADASTRO ÚNICO

Permite que o cidadão agende, cancele e reagende para si atendimentos junto a Prefeitura de Campinas para realizar solicitações diversas relativas ao Cadastro Único de programas sociais.

ALERTAS - DIÁRIO OFICIAL

Alertas do Diário Oficial, onde você pode cadastrar pesquisas que lhe avisarão caso os termos de sua pesquisa sejam encontrados no Diário Oficial emitido diariamente

ALVARÁ ONLINE

Consulta de alvarás de obras no município.

AMBIENTE EXCLUSIVO - FINANÇAS

Permite acesso a informações e serviços tais como: Consultar Débitos, imóveis, inscrições mobiliárias, emissão de guias de pagamento e parcelamentos dos débitos

BIBLIOTECA JURÍDICA

Biblioteca Jurídica da Prefeitura Municipal de Campinas, Professor Sérgio de Azevedo Penna Chaves, é especializada em Direito. Oferece, desde 1966, a todos os seus usuários e a comunidade jurídica em especial o acervo da legislação municipal.

BOLETIM ESCOLAR

Permite o acompanhamento do Boletim Escolar de alunos sob responsabilidade do cidadão - deverá fazer cadastro específico na escola do aluno

BUSCA MEDICAMENTOS

Busca de medicamentos na rede municipal de saúde

BUSÃO NA HORA

Página para conhecimento e download do aplicativo Citta Mobi, que permite o acompanhamento em tempo real do tempo de espera de linhas de ônibus em um dado ponto.

CERTIDÃO DE PAGAMENTO DE ITBI

Certidão de pagamento de ITBI mediante fornecimento do número de sua guia do ITBI

CERTIDÃO DE USO DO SOLO

Aplicativo que emite certidão para uso do solo

CERTIDÃO DE VALOR VENAL

Emissão de certidão de valor venal mediante fornecimento do código cartográfico de seu imóvel e do ano de exercício

CERTIDÃO DE VALOR VENAL PROTOCOLADA

Emissão de certidão de valor venal mediante fornecimento do protocolo registrado junto à Prefeitura Municipal de Campinas

CERTIDÃO NEGATIVA DE QUALQUER ORIGEM

Certidão Negativa de Qualquer Origem

CHAMADO

Aplicativo para abertura de chamados do cidadão. O cidadão pode trocar mensagens diretamente com um administrador do portal

COLETA DE LIXO NO MEU ENDEREÇO

Obtenha informações sobre tipos, dias e horários de coleta de lixo em seu endereço ou em qualquer endereço na cidade de Campinas.

DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS

Disponibilização de todas as edições, on-line, do Diário Oficial do Município de Campinas.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PERTO DE VOCÊ

Inscrição de interesse em particiar do programa de Educação de Jovens e Adultos Perto de Você

EMISSÃO DE 2ª VIA DE FATURA DE ÁGUA PELA SANASA

Permite a emissão da 2ª via de sua fatura de água junto a SANASA desde que a mesma esteja cadastrada com seu cpf e seu código de consumidor Sanasa.

FAVORITOS

Listagem de serviços favoritos

INSCRIÇÕES EM EVENTOS

Inscreva-se em eventos de seu interesse promovidos pela Prefeitura de Campinas e suas secretarias e departamentos.

IPTU - CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS DE IMÓVEL

Verificar mediante informação do código cartográfico do seu imóvel se ele possui algum tipo de débito com a Prefeitura de Campinas

IPTU - CONSULTA IPTU DO EXERCÍCIO

Emite a 2ª via do carnê de IPTU do exercício atual mediante fornecimento do código cartográfico do seu imóvel

IPTU - FORMULÁRIO DE ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

Formulário de atualização cadastral, que permite atualizar seus dados relacionados ao IPTU de seu imóvel junto a Prefeitura Municipal de Campinas

IPTU DIGITAL

Ferramenta que permite ao contribuinte que possui um ou mais imóveis no município de Campinas, na figura do Responsável Tributário, o acesso às informações referentes ao Carnê de IPTU dos referidos imóveis, além opção pelo IPTU Digital, eliminando a geração, emissão e envio do carnê físico de IPTU e taxas imobiliárias.

ITBI - CONSULTA DE VALOR VENAL DE REFERÊNCIA (DE IMÓVEL)

ITBI - Consulta de Valor Venal de Referência

LICENCIAMENTO AMBIENTAL ON-LINE

Consulta a situação de projetos de Licenciamento Ambiental Online (LAO)

MAPA DE SERVIÇOS

Mapa de Campinas com todos os serviços públicos disponíveis para sua consulta, inclusive aqueles pertos de seu endereço

MENSAGENS

Mensagens para o cidadão

PERFIL

Perfil do cidadão

PONTOS DE ENTREGA VOLUNTÁRIA

Visão dos pontos de entrega voluntária no Mapa de Serviços, com ecopontos, pontos verdes, cooperativas e centros de logística reversa, indicando locais para descarte de lixo reciclável, óleo, pihas e baterias, móveis, entulho e restos de poda e jardinagem.

PROCON

Procon Campinas

PROTOCOLOS

Permite acompanhar qualquer protocolo gerado com seu CPF

SEMURB ON-LINE - CONSULTA SITUAÇÃO DE PROJETOS

Consulta situação de Projetos no Semurb On-line

SEMURB ON-LINE - VERIFICAR AUTENTICIDADE DE DOCUMENTOS

Consulta de Serviços do Semurb On-line

SERVIÇO INICIAL

Tela inicial de boas vindas do cidadão.

TODOS OS SERVIÇOS

Listagem de todos os serviços

VAGAS DE EMPREGO - CPAT

Consulta de Vagas no sistema do CPAT (Centro Público de Apoio ao Trabalhador)

VAGAS ESCOLAS

Consulta de Vagas nas Escolas Municipais

VALIDAR CERTIDÕES - FINANÇAS

Validar uma certidão negativa de débito de imóvel mediante o código de autenticação do documento

ZONEAMENTO ON-LINE (CNAE)

Aplicativo para consulta de Zoneamento On-line e CNAE

Ajuda

O processo de cadastrastro no Portal do Cidadão é extremamente simples, e exibe mensagens bem claras quanto a qualquer tipo de problema que possa ocorrer no processo. Porém, caso você esteja enfrentando problemas, verifique os seguintes passos:

  • Verifique se o seu navegador de internet não está em uma versão desatualizada. Se estiver, atualize a versão do seu navegador e tente novamente.
  • Se voce possuir um segundo navegador de internet instalado em seu computador ou dispositivo móvel, tente proceder com o cadastro usando este outro navegador.

Se nenhum dos passos acima solucionar sua dificuldade, solicite auxílio junto a Secretaria Municipal de Gestão e Controle clicando AQUI.

Se você obteve sucesso com a conclusão do seu cadastro, o Portal do Cidadão deverá lhe enviar um e-mail com um link para ser clicado por você, e assim validar seu cadastro definitivamente. Se você não o recebeu após a conclusão do seu cadastro, verifique os seguintes passos:

  • Verifique se o e-mail não está em sua caixa de SPAM. Alguns servidores de e-mail classificam erroneamente os e-mails do Portal do Cidadão como tal.
  • Caso não esteja em SPAM, aguarde alguns minutos e verifique seu e-mail novamente - situações inesperadas e pontuais de excesso de tráfego de dados no Portal do Cidadão ou no seu servidor de e-mail podem causar atrasos no envio ou recebimento de e-mails.

Se mesmo após 1 hora não receber o e-mail de confirmação, solicite auxílio junto a Secretaria Municipal de Gestão e Controle clicando AQUI

Se você está informando seu CPF e sua senha para se conectar ao Portal do Cidadão, e está obtendo uma mensagem do tipo "Usuário ou Senha Inválido", é possível que você esteja digitando alguma informação incorreta. Verifique os seguintes passos:

  • Verifique se o CAPS-LOCK de seu teclado está ativado (tecla que faz com que tudo digitado fique em maiúsculas). Se estiver ativado, desative-o e tente novamente.
  • Verifique se o nº do CPF que você está digitando está correto, e tente novamente.
  • Verifique se a senha que você está informando é a senha correta, e tente novamente.

Se nenhum dos passos acima solucionar sua dificuldade, é possível que você tenha esquecido sua senha. Neste caso, recomendamos que você acesse o botão "Recupere sua senha" localizado a esquerda deste texto, e tente recuperá-la. O sistema vai gerar uma nova senha e enviará ela para o e-mail que consta em seu perfil de usuário, informado por você na ocasião do seu cadastro ou atualizado por você em seu perfil.

Se você tentar recuperar sua senha, terá que informar seu CPF e seu endereço de e-mail. Se uma mensagem do tipo "Este e-mail e este CPF não foram encontrados" for exibida a você, verifique os seguintes passos:

  • Verifique se você informou o e-mail correto e tente novamente.
  • Verifique se você informou o CPF correto e tente novamente.
  • Verifique se você informou o CPF correto com um e-mail incorreto ou diferente daquele que está cadastrado em seu perfil e tente novamente.

Alguns cidadãos podem cadastrar-se no Portal do Cidadão informando um endereço de e-mail, e por usarem mais de um e-mail, acabam se esquecendo de qual informaram em seu cadastro. Outros podem ter informado um e-mail no cadastro e ter perdido o acesso a ele (por exemplo, um e-mail de um provedor particular pago que foi cancelado pelo cidadão). O fato é que você só poderá recuperar sua senha se informar o seu CPF corretamente junto ao endereço de e-mail cadastrado em seu perfil.

Se nenhum dos passos acima solucionar sua dificuldade, solicite auxílio junto a Secretaria Municipal de Gestão e Controle clicando AQUI

Se você obteve sucesso com a recuperação de senha, o Portal do Cidadão deverá lhe enviar o e-mail com sua nova senha. Se você não o recebeu até alguns minutos depois, verifique os seguintes passos:

  • Verifique se o e-mail não está em sua caixa de SPAM. Alguns e-mails classificam erroneamente os e-mails do Portal do Cidadão como tal.
  • Caso não esteja em SPAM, aguarde alguns minutos e verifique seu e-mail novamente - situações inesperadas e pontuais de excesso de tráfego de dados no Portal do Cidadão ou no seu servidor de e-mail podem causar atrasos no envio ou recebimento de e-mails.

Se mesmo após 1 hora não receber o e-mail com a nova senha, solicite auxílio junto a Secretaria Municipal de Gestão e Controle clicando AQUI

Se você recuperou sua senha corretamente e recebeu um e-mail com a nova senha para realizar seu acesso ao Portal do Cidadão. Se está usando ela e ainda assim não está conseguindo fazer seu login, verifique os seguintes passos:

  • Verifique se está informando seu CPF corretamente e tente novamente.
  • Verifique se está digitando a nova senha EXATAMENTE como ela está sendo exibida a você no e-mail, respeitando inclusive letras maiúsculas e minúsculas, e tente novamente.
  • Se você "copiou" o texto da senha a partir do seu e-mail, veja se não copiou acidentalmente espaços no começo ou no fim da senha e tente novamente.

Se nenhum dos passos acima solucionar sua dificuldade, solicite auxílio junto a Secretaria Municipal de Gestão e Controle clicando AQUI

Contraste